SINDMIL - GO
Sindicato dos Militares Reformados no Estado de Goiás
Graduados Reformados amparados pela Constituição e pelos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, avançam na formação de entidades representativas na busca por amparo institucional em favor dos graduados veteranos, espôsas das FFAA e F-Aux.
A pauta princical que trata sobre direitos isonomicos alterados, separando alta oficialidade (amplamente beneficiada) dos Graduados e principalmente dos Reformados e Pensionistas esta permeada pela Lei 13.954/19 até agora imexível e defendida por oficiais generais e até mesmo pelo Ministério da Defesa apesar das solicitações enviadas pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional ( CREDN ) que solicitou ações do MD que ao final montou grupo de estudo, sem a participação da equipe do Deputado Glauber Braga, responsável pela solicitação alegando nada encontrar que motiva-se as referidas alterações na Lei em curso.
SINDMIL GO vem seguindo o exemplo do Sindicato Militar do Estado do Rio de Janeiro, SIND MIL RJ.
Os graduados veteranos tem se destacado em organização na busca de soluções pelos seus direitos. Atualmente é a unica categoria que não tem representação no legislativo, exceto pelo Deputado Federal GLAUBER BRAGA do PSOL-RJ, que vem com grande empenho buscando resposta aos interesses dos militares na questão da Lei 13.954/19.
Após ter seu pedido negado pelo Ministerio da Defesa que formou uma equipe de estudo elaborada apenas por oficiais, deixando de fora da mesa de estudo às lideranças dos graduados militares e pensionistas, o ministério também excluiu da mesma a equipe do deputado que na plenária da Câmara dispôs um vídeo criticando a atitude da Defesa e a forma de tratamento dispensada aos veteranos e pensionistas.
O APOIO DE GLAUBER BRAGA SOMADO AO SINDMIL RJ VEM MOTIVANDO VETERANOS E PENSIONISTAS NA CONCEPÇÃO DE SINDICATOS EM OUTROS ESTADOS
Veteranos da região Centro-Oeste (Goiás), criaram grupo de Whatsapp denominado GRUPO PARA FORMAÇÃO DO SINDMIL GO, visando agregar participantes a um possível novo sindicato similar ao já excistente no Rio de Janeiro.
Segundo veteranos, o sindicato do Rio de Janeiro demonstra idoneidade no trato das questões de interesse dos graduados das FFAA.
Graças ao SINDMIL RJ, os veteranos pela 1ª vez tiveram uma instituição jurídica compondo a Comissão Legislativa Participativa - CLP, na Câmara dos Deputados.
Independente da Comissão, o sindicato do Rio já enviou ofícios para a presidência da República, Casa Civil e dispõe Comissões para as áreas com abordaagem e estudos das questões militares e das pensionistas.