top of page

Veterano pleiteia
CRIAÇÃO DE GDS
Gratificação por Dedicação ao Serviço

Sempre em busca do melhor aos Veteranos

Veterano das Forças Armadas questiona o porque as melhores vantagens permanecem com os militares da ativa e aqueles que dedicaram sua vida pela segurança nacional, hoje estão na reserva ou reforma sem nada a mais nos seus vencimentos que denotem reconhecimento e consideração pela fidelidade e dedicação as FFAA

atividades de risco.jpg

VETERANOS NÃO TEM SEQUER DIREITO A UMA HISTÓRIA OU MESMO LEMBRANÇAS

Editorial em conversas com veteranos das Forças Armadas, sente o desgosto de muitos e a descrença de outros nos valores da categoria após alguns anos de inatividade.

Estes militares, outrora importantes em face da complexidade de suas funções, ora administrativa, ora operacionais, demonstra o grau de tristeza a que hoje, na vida civil, trazem o estigma de terem sido militares das FFAA.

Isto é dito com tristeza por parte de muitos que só se lembram das FFAA, na época do pagamento, quando se cruzam em filas de banco ou nos pontos de ônibus ou nas dependências da área militar quando vão registrar rapidamente sua comprovação de vida.

Soma-se o fato de que esses mesmos militares quando transferidos para a Reserva Remunerada e posteriormente Reformados, trazem apenas como lembrança uma misera Ajuda de Custo ficando relegados aos seus soldos e parcos beneficios que em nada somam os anos a frente sem aumento ou sequer reajuste digno.

AO CRUZARMOS OS PORTÕES SOMOS 
ESQUECIDOS

Uma das gratificações estendidas aos militares das forças estaduais segundo veteranos, a GRAM, Gratificação de Risco de Atividade Militar, poderia ser de igual forma estendida aos militares das Forças Armadas, justamente pelo fato destes estarem inclusos no mesmo risco que os policiais estaduais.

Hoje, militares que residem em áreas de risco como comunidades entre outros, vivem sob a viabilidade de sendo descobertos sofrerem retaliações, sem falar o emprego desses militares em atividades de risco como a que acabou tirando a vida de militares em operações diversas realizadas no Rio de Janeiro.

Estes mesmos militares ao virem para a reserva e reforma trazem sua condição militar enraizada em suas atividades e ações, ocasionando tratamentos diferenciados na sociedade mais desta feita sem a proteção do estado.

Morar em áreas de risco é uma delas, pois esses militares passam a ter somente os direitos financeiros de seu contracheque o que muitas vezes impedem de residirem em áreas com maior nível de segurança.

Segundo veteranos, os militares da reserva e veteranos das FFAA, deveriam fazer jus a uma Gratificação Especial por Dedicação ao Serviço Militar (GEDSM) por mais de 30 anos.

Muitos militares hoje vivem a mercê apenas do que ganham e isso a vários anos sem aumento, reajustes e sem poderem exercer atividades extra renda em face da idade , vivendo relegados em muitos casos a ajuda de familiares, pois a maioria vem para a reserva com sequelas e enfermidades oriunda da idade e tempo de dedicação ao serviço militar.

A Gratificação por Dedicação Militar - GDM - seria um reconhecimento digno a todos aqueles que de forma direta contribuíram com a segurança do estado brasileiro.

Essa entre outras questões trazem a lume a importância de uma representação politica no Congresso Federal, formada por militares graduados e veteranos das Forças Armadas, únicos capazes de entender e alavancarem uma luta pelos direitos alienados, fortalecendo associações, sindicato e federação e alçando a voz da categoria nas tribunas federais.

Porque militares perderam a GAM em seus contracheques se a atividade é permanente e segue as diretrizes de defesa do estado.

Porque os militares estaduais (PMs e BMs), são considerados funções de alto risco e os militares das FFAA apenas meros cumpridores da defesa nacional.

Tem se verificados que valores assegurados constitucionalmente vem sendo modificados e alterados sob pretextos diversos, ocasionando diversas alterações nos direitos dos militares quando deveriam estar devidamente assegurado e inalteráveis.

© 2024 Bancada.  A VERDADE SEMPRE PRESENTE!

bottom of page